Produção de conteúdos por dispositivos móveis – Oficinas do 1º GENEM

Celulares, tablets, drones…Diferentes dispositivos móveis permitem gravar vídeos, áudios, realizar fotos e produzir textos em diferentes lugares e a qualquer tempo.

No segundo dia de atividades do 1º Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia “Neil Postman e a Nova Ecologia dos Meios”, celulares, tablets e outros dispositivos móveis foram tema de uma oficina prática de produção de conteúdos. termos conceituais como mobilidade e ubiquidade se misturaram com dicas de hardwares, softwares e técnicas do audiovisuais.

Os participantes puderam experimentar uma produção com dispositivos móveis com seus próprios celulares. Cada grupo optou por converter alguma dica em vídeos sobre a própria dinâmica do evento. Assista:

Dicas rápidas sobre vídeos com celulares

 Os participantes da oficina resolverão compartilhar algumas dicas úteis sobre o uso de um celular na hora de fazer aquele vídeo que precisa ir logo para a web. Já que a pressa é inimiga da pós-edição, eles usaram o rec e o pause para unirem as cenas em uma único “take”. O resultado pode salvar vidas (ou vídeos) e economizar tempo.

Dois celulares em um: um filma e o outro capta o som

Pode não parecer, mas o celular pode ser amigo da captação de áudio. Enquanto um filma, o outro grava a entrevista. Depois, basta juntar tudo na edição, usando a marcação da claquete para deixar imagem e som bem sincronizados.

Os participantes da oficina de produção com dispositivos móveis também resolveram comentar sobre a experiência
A oficina foi promovida pelo jornalista e mestre em Comunicação  e Sociedade (Linha Imagem e Som) pela Universidade de Brasília, Leyberson Pedrosa, no dia 6 de outubro. A atividade contou com a participação de Carolina Marques, Juliana Betti, Gabriela dos Santos, Christiane Versuti, Gisele Atayde, Gleice Bernardini, Santiago Garcia,  Michel Amâncio, Marcela Romagnoli, Gabriel Gomes, Wesley de Souza, Júlio César de Sousa.
Os slides usados na oficina estão disponíveis para acesso em: https://goo.gl/LdXQXW,

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *